Além do Eixo Rio-São Paulo
A história da educação no Brasil muitas vezes sofreu uma “interdição historiográfica”. Narrativas concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo acabaram por silenciar um imenso mosaico de experiências que ocorreram de forma singular em outras províncias.
Nosso projeto nasce para preencher essa lacuna. Buscamos dar visibilidade à vasta documentação dispersa e desarticulada, revelando como a geografia escolar foi apropriada de maneiras diversas nas províncias e estados brasileiros. Queremos entender as continuidades, rupturas e a diversidade regional que formaram nossa educação.

Objetivos da Pesquisa
Esta iniciativa visa levantar, inventariar e disponibilizar documentos produzidos no âmbito da cultura escolar, com foco em quatro eixos principais:
Acervo Digital
Reunir documentos digitalizados de 4 províncias/estados, cobrindo o período do século XIX até 1930.
Mapeamento Histórico
Identificar leis, currículos, programas escolares e reformas educacionais que definiram a disciplina de Geografia.
Livros e Manuais
Catalogar os livros escolares e materiais didáticos utilizados na formação de alunos e professores.
Formação Acadêmica
Capacitar alunos de graduação e pós-graduação na digitalização, análise de acervos e pesquisa histórica.
Uma Abordagem Ampliada
Nossa metodologia compreende que os documentos históricos vão muito além de textos escritos. Seguindo a perspectiva da história das disciplinas, consideramos como fontes centrais a própria escola, os materiais escolares e as instituições educacionais.
Buscamos não apenas catalogar, mas subsidiar debates teóricos que permitam entender as tradições seletivas nos currículos e na formação docente em locais como Paraíba, Pernambuco, e outros estados.
Etapas de Realização
Planejamento e Levantamento
Levantamento bibliográfico e mapeamento de leis e obras.
Planejamento das atividades em equipe.
Campo e Digitalização
Trabalhos de campo em arquivos públicos, bibliotecas e museus.
Sistematização e análise das fontes.
Construção deste repositório online (Website).
Debates Acadêmicos
Realização do I e II Seminário de Pesquisa.
Atividades de formação continuada de professores.
Publicação e Legado
Produção de E-book e Dossiê temático.
Publicações em eventos científicos.
Seminário de encerramento.
Uma Construção Coletiva
Este repositório é o resultado de um intenso trabalho colaborativo. Nossa equipe reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições (UFPB, UFCG, UEPB, UFF e USP).
Nos encontros, seminários e viagens de campo, compartilhamos não apenas dados, mas experiências e debates que enriquecem a compreensão da história da geografia escolar no Brasil.




