Sobre o Projeto

Resgatando a história da geografia escolar e as tradições seletivas nas províncias do Brasil

Além do Eixo Rio-São Paulo

A história da educação no Brasil muitas vezes sofreu uma “interdição historiográfica”. Narrativas concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo acabaram por silenciar um imenso mosaico de experiências que ocorreram de forma singular em outras províncias.

Nosso projeto nasce para preencher essa lacuna. Buscamos dar visibilidade à vasta documentação dispersa e desarticulada, revelando como a geografia escolar foi apropriada de maneiras diversas nas províncias e estados brasileiros. Queremos entender as continuidades, rupturas e a diversidade regional que formaram nossa educação.

Objetivos da Pesquisa

Esta iniciativa visa levantar, inventariar e disponibilizar documentos produzidos no âmbito da cultura escolar, com foco em quatro eixos principais:

Acervo Digital

Reunir documentos digitalizados de 4 províncias/estados, cobrindo o período do século XIX até 1930.

Mapeamento Histórico

Identificar leis, currículos, programas escolares e reformas educacionais que definiram a disciplina de Geografia.

Livros e Manuais

Catalogar os livros escolares e materiais didáticos utilizados na formação de alunos e professores.

Formação Acadêmica

Capacitar alunos de graduação e pós-graduação na digitalização, análise de acervos e pesquisa histórica.

Uma Abordagem Ampliada

Nossa metodologia compreende que os documentos históricos vão muito além de textos escritos. Seguindo a perspectiva da história das disciplinas, consideramos como fontes centrais a própria escola, os materiais escolares e as instituições educacionais.

Buscamos não apenas catalogar, mas subsidiar debates teóricos que permitam entender as tradições seletivas nos currículos e na formação docente em locais como Paraíba, Pernambuco, e outros estados.

Etapas de Realização

Fase 1

Planejamento e Levantamento

Levantamento bibliográfico e mapeamento de leis e obras.

Planejamento das atividades em equipe.

Fase 2

Campo e Digitalização

Trabalhos de campo em arquivos públicos, bibliotecas e museus.

Sistematização e análise das fontes.

Construção deste repositório online (Website).

Fase 3

Debates Acadêmicos

Realização do I e II Seminário de Pesquisa.

Atividades de formação continuada de professores.

Fase 4

Publicação e Legado

Produção de E-book e Dossiê temático.

Publicações em eventos científicos.

Seminário de encerramento.

Uma Construção Coletiva

Este repositório é o resultado de um intenso trabalho colaborativo. Nossa equipe reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições (UFPB, UFCG, UEPB, UFF e USP).

Nos encontros, seminários e viagens de campo, compartilhamos não apenas dados, mas experiências e debates que enriquecem a compreensão da história da geografia escolar no Brasil.